top of page

apartamento horto

Localização: Horto Florestal- Salvador

Área: 205m²

Ano de construção: 2016

Localizado na Av. Santa Luzia, Horto Florestal – Salvador BA, o projeto simboliza para seu proprietário uma transição. O jovem médico de 31 anos, dividia a pouco tempo atrás o atual apartamento com seus irmãos e eventualmente recebia seus pais e demais familiares. Organizado e metódico, características que se destacaram no processo do desenvolvimento do projeto, ele gosta de receber amigos e familiares com frequência, para assistir jogos, ouvir música, cozinhar e compartilhar momentos.

A princípio, seus desejos demonstravam um “incomodo” quanto as heranças da antiga configuração da casa e, principalmente a compartimentação dos ambientes de convívio. Sem referências estéticas claramente definidas, esse desejo inicial nos deu liberdade para buscarmos entender seus gostos e hábitos. Nesse caso, o maior desafio dos arquitetos, se tornou compreender, que a atmosfera criada para o apartamento além de traduzir jovialidade teria que adaptar-se aos seus desejos de um futuro próximo. Apesar de jovem, ele planeja ter filhos e constituir família, no entanto o projeto teve como base o caráter um “atemporal”. Essa característica se traduz com uma base neutra e leve, livre de elementos carregados, logo, o destaque é dado para os objetos de decoração, mobiliários de design e obras de arte, pois esses, são elementos que podem ser mantidos e reorganizados de maneira mais despretensiosa. Com isso, os autores do projeto acreditam que o cliente pode se sentir mais a vontade para “reorganizar sua estante” com objetos e artigos se sua mais recente viagem por exemplo.

 

Essas descobertas se tornaram fáceis e prazerosas uma vez que o cliente vivenciou todas as etapas dos processos de projeto. Outra de suas exigências era transformar a sala e a varanda num ambiente integrado e confortável. As antigas esquadrias de alumínio e vidro, foram substituídas por brises móveis de madeira (Cumarú). As 4 folhas da esquadria (cada uma com 1,2m) percorrem os 6,5 do vão, sempre deixando um espaço de passagem, dando assim configurações diversas ao espaço. A sonorização automatizada, também foi uma aliada no que se refere a essa maior integração, sentados na varanda ou na sala, os usuários do projeto podem assistir televisão ou ouvir uma música como se estivessem na frente do sofá.

 

Com o maior diálogo entre todos esses ambientes, o conforto teve que fazer jus e atender a esse novo dimensionamento. Dentre outras características, a disposição de um sofá em L e a opção por haver penas uma poltrona na sala potencializou essa conquista uma vez que possibilita uma maior aproximação e interação das pessoas. Uma parte dele, também não tem encosto logo, alguém que está na sala de estar, pode conversar tranquilamente com alguém que está na vatanda. A suíte master também seguiu essa mesma linha, transformando-se em um espaço amplo e aconchegante, com closet e dois sanitários.

bottom of page