top of page

casacor BA-2022

Localização: Horto Florestal- Salvador-BA

Área: 26m²

Ano de construção: 2022

Para onde vamos quando estamos quietos!? Para onde nossa mente nos transporta quando ficamos em silencio apenas pensando? Acreditamos que todas essas reflexões nos levam ao nosso “infinito particular”, nosso momento consigo mesmo. Somos usuários dos espaços físicos, mas nossas vivências, momentos e referencias nos transportam para outros universos e nos auxiliam a compor o que está ao nosso redor.

Enxergamos o lar como unidade onde materializamos nossas necessidades e os usos que damos aos ambientes são o reflexo de nossas vontades e nosso dia a dia. No quarto, é onde nos despimos das nossas máscaras, filtros, roupas... “no photoshop, just real life” sem phothoshop, apenas a vida real. Nós com nós mesmos, onde nos desconectamos, recarregamos, descansamos, trabalhamos, lemos, nos arrumamos... Atividades todas que nos preparam para encarar a vida fora do “infinito particular” onde lidamos com expectativas, frustrações, alegrias, encontros...

A suíte transversal traduz o que acreditamos ser a melhor forma de consolidar essas expectativas. Um espaço fluído, livre de barreiras físicas, onde tudo está ao nosso alcance de maneira simples e prática. O nome, vem da vontade de criar um espaço “sem gênero” definido, um lugar capaz de acolher a todos. Por isso o nome “transversal” aplicado com o significado daquilo que “atravessa algo” e nesse caso, todos os gêneros do ponto de vista da identificação do usuário.

O sanitário é aberto para o quarto, justamente com o intuito de eliminarmos as barreiras entre os fluxos. Apenas uma pequena parede estruturada com tijolinhos cerâmicos posicionados na vertical, resguarda privacidade a bacia sanitária. Na área do banho, optamos por uma banheira ao invés de um chuveiro, por acreditarmos que esta proporciona um “banho mais relaxante” e reforça o sentido da desconexão com o “mundo lá fora”. Trabalhamos as bancadas como elementos soltos, não fixados na parede, para dar mais flexibilidade ao layout, a bancada principal com a pia e uma secundária para apoio. Todo banheiro tem piso em pedra natural (travertino) paginado com escala reduzida, 15x15cm, a mesma pedra se repete nas bancadas, pendente, bandeja e cabeiros da banheira, onde os três últimos levam design e criação do escritório.

Seguindo a mesma linha, e reforçando a identidade da criação de peças autorais por parte do escritório, desenhamos também o cabideiro em aço inox do quarto. Uma peça que conota o sentido de termos no quarto apenas o necessário, um “armário compacto” com as roupas do dia a dia. Produzimos ele com peças “genderless” que foram costuradas em malha exclusivamente para o ambiente por uma marca baiana “CANTUAI”.

Logo quando entramos no ambiente, criamos uma contra parede curva que se sobrepõe a estrutura perimetral do quarto, e cria espaço para um jardim suspenso. Nela também criamos uma janela circular, com moldura em madeira, que funciona como uma “vitrine” para o ambiente, já que a transparência permite que os passantes da mostra, tenham uma prévia dele antes de entrar. Completando o sentido dessa contra parede curva, temos a cabeceira da cama em tecido branco. Com eixos assimétricos, ambos os arcos, nos direcionam para o centro, onde temos a cama, protagonista do espaço, onde ao deitar, nossos pensamentos antes de dormir, nos levam novamente ao nosso “infinito particular”.

Em nossa paleta de cores, predominam tons neutros aplicados em texturas diferentes e materiais naturais, tais como cerâmica, pedra, madeira e couro. Paredes e teto em tom de bege, com uma textura mais suave e sobreposta a ela a contra parede branca com uma textura mais grosseira. A cerâmica na sua forma natural, através dos tijolinhos, o couro, na poltrona Poltrona Pollock de Charles Pollock, a madeira Tauari, no piso do quarto e gabinetes de apoio das bancadas do banheiro e a pedra, no piso do sanitário, bancadas, pendentes e uma das mesas de cabeceira em forma oblonga desenhada pelo nosso escritório.

A frase em neon, “no photoshop, just real life” posicionada em cima da cama, reforça o sentido do nosso conceito. Nela as palavras “photoshop e just” piscam, e quando apagadas formam a frase “no real life”. Uma antítese, que traz o questionamento e reflexão para os visitantes: será que mesmo sozinho, no nosso íntimo estamos lembrando de ser sinceros e reais com nós mesmos!?

O tapete, também em formato circular, é em junco natural e alvejada, no sentido de reforçar o aconchego e o conforto de um ambiente para se “andar descalço” uma vez que todos os pisos aplicados são atérmicos.

Todas as fotografias são de Renan Benedito, cineasta e fotógrafo baiano, e na série escolhida "SIMPLESIMENSO" Renan volta o seu olhar para registros de momentos da infância de crianças. A obra “FRACO” da criança a beira do mar, nos remete a um momento de reflexão, quando estamos em nosso infinito particular. E as obras “MENINO HOMEM” presentes no banheiro, capturam momentos de diversão das crianças em uma piscina de plástico, o que reforçam o nosso sentido, de um banho leve e relaxante.

As pinturas, são de José Ignacio Solis, arquiteto, pintor e escultor, e foram pintadas exclusivamente para o ambiente. Ignácio pinta principalmente paisagens de bambuzais e licuri (uma palmeira nativa do bioma Caatinga e de toda a costa leste do Brasil) que está presente na paisagem urbana de Salvador principalmente em suas encostas. Em sua técnica ele utiliza tinta acrílica de parede e produz principalmente peças em escalas maiores, o desafio proposto e aceito pelo artista, foi fazer quadros com dimensões reduzidas: 20x40cm ao lado da cabeceira e 50x50cm ao lado da banheira

bottom of page